Taverna Secreta
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regras básicas para Intervenções (re-leiam, tem mudanças)

3 participantes

Ir para baixo

Regras básicas para Intervenções (re-leiam, tem mudanças) Empty Regras básicas para Intervenções (re-leiam, tem mudanças)

Mensagem  Dreamer Seg Nov 01, 2010 4:50 pm

Como vimos no playtest os deuses (ou Filioli) podem fazer o que imaginarem, desde que possuam essência suficiente para pagar o custo final da Intervenção.

Intervenção é todo ato que utilize os poderes especiais que um Filiolus possui.

Para praticar uma intervenção, um deus declara o resultado esperado então o narrador analisa este resultado para calcular o custo, dentro de 3 fatores (dimensão, incredulidade e transtorno) Esse custo pode ser acrescido por situações específicas. Então o fioliolus pode decidir prosseguir ou não, neste momento ele rola os dados redutores+dados entrópicos e transcedentais conforme for solicitado ou necessário. Após o cálculo se obtem o resultado daquela intervenção:

ORDEM:
1. Declaração do efeito desejado na intervenção
2. Calculo e apresentação do custo
3. Decisão de intervir
4. Rolagem
5. Narração dos resultados.

DECLARAÇÃO

O deus deve declarar o mais claramente possível quais são suas intenções com uma determinada intervenção. A falta de explicações é culpa e responsabilidade do jogador que o interpreta. Portanto o jogador deve se preocupar em declarar o resultado esperado, efeitos que imagina que vão acontecer (como causar dano ou não), tempo que a intervenção estará ativa, área de abrangência, etc etc.
Exemplo:
declaração falha: Eu vou criar uma nuvem de tempestade com raios dentro do auditório.
declaração completa: VOu criar uma nuvem tempestuosa dentro do auditório, quero que as pessoas sintam pavor e muito medo. Preciso de raios, mas nenhum raio vai atingir ninguém, preciso também de chuva forte, mas a chuva não vai molhar os papéis importantes que estão na mesa principal.
Sem a declaração completa, o jogador não pode reclamar se as pessoas se ferirem com raios, ou se os documentos mais importantes da reunião se perderem.
Ele também não pode dizer, após a mestre narrar - uma nuvem cinza - "ahhh mas era pra ser negra". O que for IMPORTANTE, deve ser declarado antes da intervenção.

O Filiolus pode afetar 8 conceitos de compreensão humana.
Materiais: Toda matéria como madeira, metais, vidro, cerêmica, etc etc
Fenômenos: Toda sorte de eventos naturais como chuva, tempoestades, ventos,
Mente: comunicação e compreensões efetuadas com a mente.
Corpo: O que se refere a corpos vivos e suas funções
Natureza: Aquilo que se refere à plantas e animais (seres vivos
Mecanismos: afeta objetos e as criações humanas
Inmateria: O que se refere à espiritos e o mundo inmaterial como energia e mana
Realidade: As leis que regem como as coisas funcionam, como gravidade, massa, peso,

O filiolus pode influenciar nestes 8 conceitos de 4 maneiras diferentes:
Manipular: Influenciar movimento, manipular execução, mover como se fosse com as próprias mãos, usar...
Alterar: Afetar características, aletrtar cor, tamanho, peso, forma, elemento formador,
Destruir: causar ruína, apodrecer, explodir, afetar durabilidade, tornar envelhecido.
Criar: fazer existir, restaurar características originais, curar, afetar durabilidade, rejuvenescer


Última edição por Dreamer em Ter Nov 02, 2010 9:18 am, editado 2 vez(es)
Dreamer
Dreamer

Mensagens : 293
Data de inscrição : 26/03/2010
Idade : 47
Localização : Campo Grande - Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Regras básicas para Intervenções (re-leiam, tem mudanças) Empty Re: Regras básicas para Intervenções (re-leiam, tem mudanças)

Mensagem  Luke Seg Nov 01, 2010 5:37 pm

1- Filiolus significa oq? Tô me referindo a palavra

2- Pela descrição que vc colocou no exemplo da declaração, fica parecendo que o cara não usou Fenômenos, mas sim Mente, já que os raios não atingiram ninguém, a água não molhou papéis... assim, se fosse realmente fenômeno e isso ai acontecesse, o cara ia precisar gastar uma quantidade muito grande de poder pra "programar" seu poder pra fazer exatamente essas coisas, mas enfim, esse foi mais um comentário do que uma pergunta

3- Não querendo ser chato, mas pq Madeira tá em materiais e plantas em natureza? Inclua ilusões na Mente, não?

4- Manipular eu acho que fica melhor descrito como moldar aquilo que já existe, sem mudar suas propriedades

5- Oq eu queria sugerir é q temos ai algumas leis pros deuses, que são referentes ao Tempo, não tirar vidas humanas e livre arbítrio. Assim, que vc acha de fazer com que essas três leis possam ser dobradas pagando com essencia?
Por exemplo, alterar o tempo exigiria um custo absurdo de essencia; se um deus tira uma vida humana ele perde uma grande quantidade de essencia automaticamente; pra controlar a mente de um humano, o deus precisaria gastar sua essencia permanente no humano pra que ele siga a sua vontade
Pode parecer pouco, mas eu acho que são penalidades bem interessantes pra coisas que não podem acontecer com frequência

Oq eu vejo é o seguinte, um bom plot pra deuses acumularem essencia e assim modificarem a linha do tempo em algum ponto

Deuses tomariam muito mais cuidado ao usar seus poderes, já que ao tirarem uma vida humana, pagariam um preço bem alto, ao invés de usar seus poderes indiscriminadamente, sabendo que um milagre salvaria aquele humano

E pra alterar a mente do cara, o deus colocaria dentro dele uma parte de si, pq assim, o livre arbítrio é vc nascer sem uma diretriz, podendo fazer oq quiser e não ter uma vontade inabalável e inalterável, a maior prova disso são as igrejas evangélicas, que fazem uma puta lavagem cerebral nos pobres fiéis usando a crença do cara

Luke

Mensagens : 397
Data de inscrição : 30/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Regras básicas para Intervenções (re-leiam, tem mudanças) Empty Re: Regras básicas para Intervenções (re-leiam, tem mudanças)

Mensagem  Dreamer Seg Nov 01, 2010 9:17 pm

1- Filho

2- Sim, na verdade eu queria mostrar alguem usando fenomenos de forma controlada, e por isso ele precisaria indicar o que estaria acontecendo. Se ele usasse ilusão seria outra história sim, e talvez mais fácil. Mas existem sempre inumeros caminhos para chegar ao mesmo resultado.

3- Madeira no sentido de árvores mortas é um material, enquanto uma planta viva está en natureza. Plantas, animais e seus ciclos, instintos, relações e vida.


4- Excelente. Anotado


5- Eu vou criar uma discussão só pro Veritas. As verdades absolutas, mas ainda fico reticente com isso. Vou usar um exemplo que usei com o Bruno ontem, discutindo online. Imagina a cena de ontem se um dos deuses do lado de lá pudessem estalar os dedos e fazer o carro explodir com o seguidor dentro dele? POR MAIS CUSTOSO que fosse. Já era.
Dreamer
Dreamer

Mensagens : 293
Data de inscrição : 26/03/2010
Idade : 47
Localização : Campo Grande - Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Regras básicas para Intervenções (re-leiam, tem mudanças) Empty Re: Regras básicas para Intervenções (re-leiam, tem mudanças)

Mensagem  Edvan Qua Nov 03, 2010 11:03 am

não tenho muito a acrescentar, mas enumero 2 coisas.

1° uma melhor definição dos efeitos em visão e estadia nos mundos, fisico, espiritual e no ether acho q sao esse se nao me engano.
definindo bem a questão de como se enchegar de um mundo pra outro, e como sao os custos das ações de um mundo pra outro, estando presente ou nao.

2° conforme ja comentado uma melhor maneira pra se definir o combate fisico de nossos avatares.

Edvan
Edvan

Mensagens : 125
Data de inscrição : 26/03/2010
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Regras básicas para Intervenções (re-leiam, tem mudanças) Empty Re: Regras básicas para Intervenções (re-leiam, tem mudanças)

Mensagem  Dreamer Qua Nov 03, 2010 11:19 am

Opa

Eu to abrindo threads para cada assunto: Entropia e Nihil, Perigos do Mundo, Custos de intervenção, etc etc dentro de Regras e cenário.
Peço que comentem sobre cada questão e todas elas serão abordadas.
Dreamer
Dreamer

Mensagens : 293
Data de inscrição : 26/03/2010
Idade : 47
Localização : Campo Grande - Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Regras básicas para Intervenções (re-leiam, tem mudanças) Empty Re: Regras básicas para Intervenções (re-leiam, tem mudanças)

Mensagem  Luke Qua Nov 03, 2010 4:20 pm

5 - Tá, tudo bem, mas se tivesse um preço alto a se pagar, não é qualquer deus que ia fazer isso, poderia ser um valor fixado encima do total do cara, algo como 1/4 do total da essencia
Pq eu não tô aqui defendendo que vc pode matar ou não, tô falando que é bizarro um humano ser salvo com um milagre, pq vc pode olhar uma rocha no topo da montanha e dar um estalo pra ela rolar, ela vai rolar, levando tudo que tá embaixo mas geral vai sobreviver, só suas casas serão destruídas, o mesmo se pode dizer pra uma avalanche, causar uma dessas em uma montanha seria algo simples, de custo baixíssimo, mas nesse caso, todos os humanos envolvidos iriam sobreviver milagrosamente
Oq eu tô querendo é filtrar os fatores que eu considero bizarros das regras.

Luke

Mensagens : 397
Data de inscrição : 30/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Regras básicas para Intervenções (re-leiam, tem mudanças) Empty Re: Regras básicas para Intervenções (re-leiam, tem mudanças)

Mensagem  Dreamer Qua Nov 03, 2010 4:30 pm

Ou luke, 2 coisas.
1. Se a rocha rolar geral morre, o que eu disse é que um deus, um filiolus pelo menos não CONSEGUIRIA tomar uma ação tendo como certa a morte de um ser humano. Ele pode tomar ações secundárias que não sejam determinantes da morte. Como o caminhão desviar do curso, será que isso mataria o seguidor dentro do carro? Não sei.
Um filiolus não é capaz de definir a morte de um ser humano tendo-a como certa. Você pode jogar um raio no cara desde que a sobrevivência seja um fator aleatório.
Basicamente: Se vc derruba uma pedra SEM TER CONHECIMENTO de vidas humanas abaixo, ela rola. Mas você é um deus com consciência superior, logo não saber disso seria quase impossível.
Da mesma forma, se vc faz um carro bater de forma que não esteja claro para você a morte do indivíduo também é possível.
O que seria impossível é influir DIRETAMENTE na morte ou INDIRETAMENTE tendo conhecimento dos resultados da ação (como quando você citou se eu dou um soco e "por conquencia" o cara cai de 30 andares), lembra?

Agora salvar-se por milagre ? Isso foi uma piada do BRUNO, não minha. E tenho certeza que era piada.


MAS, parece que o beto matou a charada. Mas isso só no thread SOBRE a tríade veritas. Tá lá, procura Very Happy
Dreamer
Dreamer

Mensagens : 293
Data de inscrição : 26/03/2010
Idade : 47
Localização : Campo Grande - Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Regras básicas para Intervenções (re-leiam, tem mudanças) Empty Re: Regras básicas para Intervenções (re-leiam, tem mudanças)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos