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Personagens - Etapa 05 - Poderes (Powers) Intro. e Descritores

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Mensagem  Dreamer Qui Mar 24, 2011 9:03 am

Antes de mais nada. Eu pedi a todos que fizessem uma lista teórica dos poderes sem se ater às regras, porque isso ajudaria muito aqui. Não porque eu vou limitar seu personagem a só pegar poderes que constavam na lista, mas porque muita, muita coisa mudou aqui da 2ª para a 3ª edição de M&M e eu não vejo mais possibilidade de montar o personagem pelo caminho inverso, digo, escolhendo poderes e então indo fechar o conceito. E digo isso pelo simples motivo de que, na terceira edição Não existem mais poderes, apenas efeitos. Isso mesmo, quem "monta" o poder é você. Então você lê a lista e não encontra nada pronto como rajada, golpe, tremor, onda de choque. Você encontra coisas como dano, aflição (que inflige condição),movimento, velocidade, rapidez... E tem uma lista de Extras aplicáveis a cada um e no final uma lista de extras aplicáveis a qualquer poder. E com isso você "manipula" o efeito para trabalhar como você quer.

Vou usar um exemplo concreto.
Na 2e vc tinha poderes chamados Super-Força, rajada, forma alternativa e Super-Velocidade.
Superforça era assim: Vc comprava esse poder e ganhava a habilidade de erguer altos pesos (mas isso nao alterava sua força inata). Você também tinha a possibilidade de "comprar" feitos de super-força como earthquake (tremor), Shockwave (onda de choque) e com isso poderia executar tais manobras em jogo.
Supervelocidade funcionava muito parecido com isso. Você pagava um custo pra um nivel de super velocidade e ela te dava bonus em iniciativa, esquiva, além de permitir feitos como andar na agua, controlar o ar, defletir, dois deles gratuitos (se nao me engano).
Rajada era um ataque (blast) à distância com uma forma de poder
e Forma Alternativa era um poder caro que te dava pontos para gastar com outros poderes indicando que você assumiu uma forma diferente da normal. Seja de aço, gasosa, etc etc.
Isso não existe mais, não há mais um conjunto de efeitos que criam um poder com AQUELA tal finalidade específica. Você precisa definir o(s) efeito(s) que quer causar e então montá-los a seu gosto.
Não é possivel montar superforça desta forma, pq não existe mais Shockwave, por exemplo. Mas você pode montá-lo.
Digo, assim: Não existe o poder Shockwave. Você não achá-lo na lista, o que fazer?
Ai entra aquilo que pedi no começo. Como é o poder, como é feito e que resultados dá?
Shockwave - Causa dano aos inimigos que forem atingidos quando o Hulk, ops, o Trulk pisa forte no chão.
Ótimo, resolvido. o efeito primário é dano. então:
Shockwave : Damage 10
Mas tá longe de ser só isso. Ele também tem que afetar todos em volta do atacante. Logo terá o extra Area + Burst. Mas ela tem uma limitação. Só afeta quem estiver efetivamente TOCANDO o chão, então recebe a falha: Limitada (apenas alvos tocando o chão na área)
Tá feito o poder olha só.
Sockwave: burst area Damage 10 limited: Tanto o atacante quando o alvo precisam de contato com o chão.
Com Enhanced Trait (STR) e outros efeitos você completa a superforça.

Da mesma forma Supervelocidade não é mais um "array" de poderes de custo elevado. Mas é possivel recriá-la com os seguintes efeitos:
Enhanced Trait (Iniciative) 3; Quickness 10 limited:only fisical actions; Speed 15 (28km/s) - O basico da supervelocidade está recriado, muitos pontos mais barato do que antigamente. Então te sobrariam pontos pra comprar: Movemente 2 (wall-crawling) limited:while moving; Movement 1 (water walking) limited: while moving. Pronto tá aí. e sobraram bastantes pontos. Mas e o fast atack vc diz. Ok amiguinho, vamos lá.
O que é o fast atack, é a habilidade do Velocista de atacar todos os personagens ao redor dele com uma única ação. Pensa só uma coisa. Apesar de um ser batendo o pé e outro ser correndo e dando socos, esse EFEITO não se parece MUITO com o Shockwave? Sim, parece, mas tem algumas diferenças. Ele é seletivo, por exemplo enquanto o outro acerta qlq um na área, aqui o velocista pode escolher os alvos que vai atingir. Então vamos a ele.
Fast Atack: Burst area Damage 3, Strength-based, selective.
Entendendo-o: Ele ataca em uma área ao redor do velocista. Não vou entrar em tamanho da área para não complicar, basta entender o que é. Strengh-based significa que é um ataque corporal e o velocista soma o bônus de força ao dano e selectve indica que ele escolhe quem são seus alvos.
pronto, olha ae o fast atack.
MAS, os novos efeitos do 3e nos permitem fazer um poder ainda MAIS legal.
Podemos trocar o Burst-area pelo Multiattack. Isso significa que em vez e poder atingir todos os alvos na área com um pequeno redutor, ou atacar um mesmo alvo VÁRIAS vezes na mesma ação. Desta forma teriamos um velocista podendo varrer toda a área ou efeutuando uma série de ataques sob um mesmo e pobre infeliz alvo.
Acho que você já ntendeu que Blast é um efeito com dano com Reach (acance) e Alternate Forma é uma combinação de efeitos chamados pelo nome que você quiser.

Qualquer dúvida, postem que eu colo pra cá explicando.

Descrição e DESCRITORES:

Descritores são palavras que vão definir seu poder em âmbito geral. Simplesmente são palavras que explicam aquele poder ou efeito.

Você vai precisar descrever seu personagem e poderes e para isso usurá suas próprias palavras, mas em algum momento descritores serão necessários. Você pode dizer que seu personagem é um viajante das estrelas que caiu na terra ao ser nocauteado por uma entidade suprema e agora, como tira seus poderes da radiação estelar, ele não consegue poder suficiente para retornar ao espaço, pq a radiação do sol não é suficiente. (esse personagem seria dificil de construir mas nao vem ao caso). O fato é que você teria que ao final capturar descritor(es) do personagem que definem a origem de seus poderes: Cósmico, Radiação
Descritores, para os personagens pode ser qualquer coisa que defina a origem de seus poderes e sua origem. NO caso acima, sabemos que este personagem teve alguma origem realmente cósmica ou sofreu alterações fisicas por canta de radiação. Também sabemos que seus poderes vão sair de uma destas fontes.
Exemplo de descritores de origem: Mutante, Cósmico, Místico, Radiativo, Nuclear, Planal, Divinal, Demoniaco, Mágico, Sobrenatural, Marcial (treinamento), Físico (no sentido de leis físicas como gravidade, cinética), Energia, Luz, Trevas, Som, etc etc

Como isso será usado?
Para definir resultados em alguns lances e situações. Para definir imunidades, para acertar os lances de anulação e para decidir que poderes podem ser usados como contra-poderes ou contra ataques.
por exemplo: Magma lança uma rajada de fogo e seu personagem quer contra-atacar o poder. Ele tem uam rajada, mas seu descritor é Místico. Não funciona. As rajada de fogo (lançada antes vai se sobrepor a esta), mas se fosse algo como Terra, Água. Você poderia tentar fazer um contra-efeito de bloqueio.


Então pegue a descrição dos seus poderes cole aqui, mas não pare assim, reescreva o poder, pensando em mecanismos reais, Não basta só o efeito, mas como é feito e o que pode ser feito com ele. Novamente. Não pense em REGRAS, não tente descobrir se vai caber na pontuação, descreva-os como se nem ecxistisse M&M. No final, inclua características gerais não abordadas nos poderes. Quando descrever os poderes responda três perguntas. 1. Como é invocado? 2. Como se parece (ou como se sente)? 3. O que ele faz? 4. tem alguma capacidade extra ou limitação?
Por exemplo:

Rajada Cósmica
Invocação: Viajante estelar projeta de seus pulsos uma rajada de energia cósmica.
Aparência: Uma rajada branca que emite uma luz suave (como a da lua) mas emana muito calor ao redor.
Efeito: Causa dano direto
extra: Viajante estelar pode soltar uma rajada de cada mão, direcionando a inimigos diferentes. Ele também pode lançar a rajada dos olhos.

Visão do Cosmos
Invocação: Viajante fecha os olhos e pode enxergar o próprio tecido da realidade.
Aparência: Quando usa esse poder ele emana uma luz cósmica de seus olhos fechados, Como se as palpebras fossem uma corttina contendo uma grande explosão de luz.
Efeito: Ele pode ver o futuro ou o passado do lugar onde está, ele percebe pelos caminhos da teia do tempo qual destino será tomado naquele local.
extra: Ele não perde a consciência do que acontece ao seu redor.

caracteristicas: Viajante Estelar pode respirar no espaço (ou melhor, não PRECISA respirar), ele é capaz de voar à grande velocidade (capaz de fazer dobra espacial ou Velocidade da luz ). Ele também é capaz de detectar sentimentos nas pessoas ao redor. Ele é capaz de projetar radiação estelar em forma de calor ou ondas ao redor de si.

Poderes Alternativos e Dinâmicos:

Algumas vezes, entretanto um mesmo poder tem vários efeitos. Isso é o que se chama de Array. Antes de decidir usar um Array, pense na fonte dos poderes. De onde eles vêm realmente? Do coração do herói? ehehehe. De sua magia, de sua armadura? Normalmente são o tipo de poder que exige uma array, afinal, não se pode ser um mago/mistico com UMA magia só. Ele tem que ser capaz ao menos de conjurar uma bola de fogo e um escudo de energia, certo?
Então pense assim: de onde esse efeito vem, ou da forma que ele é realizado... os outros teriam a mesma fonte dele? Se sim está na hora de decidir o segundo passo: Esses poderes podem coexistir ou eu preciso decidir quando um ou outro estarão ativos.
vamos a exemplos:

Ferrolho quer ser capaz de ter armas que causam efeitos diferentes: Atordoar o inimigo, prendê-lo no lugar, causar dano. Ele também pensa em inimigos que podem fugir dele como velocistas. Ele gostaria de ter armas que pudessem perseguir o inimigo, impedindo-o de fugir, ou deixá-lo lento.
Ele faz a primeira pergunta. Qual a fonte destes poderes. E tem duas repostas possíveis. 1. Assumir que cada um vez de uma arma diferente de seu repertório de equipamentos ou 2. Tratar tudo isso como um único e complexo sistema de armas de sua armadura. Ele opta pelo segundo, sabendo que isso está limitando um pouco seu personagem (pelo fato de que, a partir do momento que ele trata isso assim, o JOGO vaiu tratar da mesma forma. TIpo, se alguém tiver o poder de travar sua arma, ele nao vai travar UMA arma, mas já que para o personagem todas as armas trabalham juntas, todas serão travadas juntas, certo? afinal é um sistema único. Mas isso foi só um exemplo, não se assustem é só pra saber que sua escolha afetará a forma como os poderes serão tratados em jogo.) Ele decide que vai ter um único poder chamado "Sistema de armas" e este poder terá todos estes diversos efeitos. Ele passa então a segunda pergunta e pensa: Não, eu escolho apenas uma arma para estar ativa a cada momento. Ele não atira dardos E misseis. Ele não atira rajada com mísseis e presilhas energéticas. ele atira OU rajada OU mísseis OU dardos, e assim por diantes.
Perceba que isso não está se ligando em REGRAS, mas em descrição e compreensão do poder.

Neste caso ferrolho descreveria um poder assim:
Sistema de armas
Invocação: Ferrolho ativa seu sistema de comando de voz e aciona os armamentos contra o inimigo.
Aparência: Todos ouvem um zumbido enquanto os sistemas mecâtrônicos da armadura se preparam para o ataque.
efeitos variados: (neste caso ele vai descrever BEM MAIS cada efeito, dando a aparencia junto ao efeito)
Misseis perseguidores: Ele lança de 1 a 5 misseis que podem ir contra 1 ou 5 alvos perseguindo-os pelo calor
Rajada de energia: Ele concentra uma rajada de energia azulada que sai de seu peito direto contra um inimigo causando dano
Dardos atordoantes: Ele lança dardos contra um inimigo deixando-o atordoando ou aumentando esse efeito com seguidas aplicações
Granadas concussivas: Ele lança uma granada de seu punho que explode num raio afetando todos que estiverem no local
extra: Ele não perde a consciência do que acontece ao seu redor.

Já Eterial, a princesa do ar, controla os ventos. Ela quer pdoer voar e defletir projéteis, além de tudo o que pode fazer, controlar o ar, etc etc. Ela se pergunta então qual a fonte do vôo? Para ela é tão natural controlar os ventos que ela é capa de voar sem se dar conta, e sua capacidade de defletir projéteis também é bastante natural. Ela pensa entretanto que nao fundo, ambos os poderes possuem a mesma fonte. Sua concentração. Ela sabe que precisa dedicar parte de seu poder para fazer isso acontecer o tempo todo. O que ela decide então? Ela resolve que Eterial separa inconscientemente parte de seu poder para seu voo e proteção e usa o resto para os outros efeitos. Desta forma ela decide que mesmo sendo quase passivos, os dois poderes estão interligados e pensa neles esquecendo o resto de seus efeitos por enquanto. Ela parte para a segunda pergunta e responde que: Sim, ela é capaz de manter os dois poderes ativos ao mesmo tempo. Afinal, ela faz isso bastante naturalmente. Então ela descreve seu poder assim:

Reserva de poder ou A dama do ar (um nome mais bacana)
Invocação: A seu desejo, o ar se movimenta para cumprir os objetivos de Eterial.
Aparência: Nada pode ser visto além das roupas esvoaçantes de Eterial.
efeitos SIMULTÂNEOS: (neste caso ela vai descrever BEM MAIS cada efeito, dando a aparencia junto ao efeito)
Passo aéreo: Eterial é capaz de se lançar ao vento e voar peo ar
Proteção do ar: Os ventos circundam e protegem Eterial de projéteis leves e rápidos.
extra: nenhum.

Por último, Viajante estelar é capaz de voar e nao precisa respirar. Ele faz a primeira pergunta. A origem dos poderes é a mesma? Não. Ele voa por conta de seu poder cósmico, e não respira por causa de sua natureza alienígena. Então nem faz sentido continuar com essas discussão. São dois efeitos diferentes e não cabem num array.

Então façam uma descrição mais detalhada de seus poderes. SEM se preocupar com as regras. Isso nós faremos no próximo passo. Aguardo que vocês realmente façam essa parte da parada. VAMOS!
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Mensagem  Cuthalion Sex Mar 25, 2011 3:03 pm

Vôo
Alterando o pólo magnético ao redor de seu corpo para contrapor ao da terra, Voltage pode impelir seu corpo a um vôo rápido.

[EDIT]

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