Personagens - Etapa 03 - Perícias (Skills)
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Personagens - Etapa 03 - Perícias (Skills)
O que são?
Se Habilidades são os talentos naturais, Skills são os treinamentos e estudos que o personagem fez.
Apesar dos talentos ajudarem a cumprir os objetivos (em regras toda skill soma o bonus da habilidade base), as skill são mais volúveis - eoluem mais rapidamente e são mais baratas.
O que é Treinar?
Uma skill treinada é qualquer skill onde você investe 1 ponto (pontos ganhos com bonus de habilidade não contam)
Treinar uma skill significa que você sabe algo a mais além do talento natural. Por exemplo: alguém tentando escalar sem treinamento recebe uma dificuldade maior, pois não conhece as técnicas e equipamentos necessários, etc etc.
Valores:
Quanto mais você investe na skill, mais capaz é naquela perícia. Alguns valores ajudam a determinar suas capacidades. Esses valores foram calculados em cima do teste rotineiro (ou Take 10 ou Routine Check) onde você soma 10 à perícia em questão. Vamos aos valores:
1-4 (rotina de 11 a 14) - Curioso, autodidata, interesse leve
5-9 (rotina de 15 a 19) - profissional da área
10 - 14 (rot de 20 a 24) - Especialista no assunto
15 - 19 (rot de 25 a 29) - Referência mundial no assunto
NOvamente até aqui se encaixam os últimos limites humanos. A partir daqui o personagem precisa de grandes justificativas para possuir.
20 - 24 - Seus conhecimentos e capacidades ultrapassam os limites humanos e tecnologias, são alienigenas, robóticos (eletrônicos)
25 - 29 - Seus conhecimentos e capacidades beiram à realidade cósmica, você é um semi-deus, uma entidade ou algo do tipo
30 - Unanimidade absoluta na questão. Você pode realizar coisas impossíveis aos olhos de todos. Um deus.
Reparem que, apesar da percepção das pessoas terem visto algo extraordinário, até o nivel 19 tudo é cientifica, social, humanamente explicável. A partir do nível 20 as skills funcionam quase como um "poder". E não existe explicação humana. Pode, sim existir explicação em conhecimentos mais profundos, como magia, tecnologia alienígena, poderes meta-humanos. Um bom exemplo é o Disguise do personagem do Beto. Não é explicável como ele pode fazer aquilo, mas ele faz, consegue se transformar em outro indivíduo para se disfarçar.
Como comprar:
Cada PP te á direito a 2(dois) ranks (que você pode distribuir como quiser). Ranks, como já disse são as unidades de medida de M&M.
Se vc tem STR 3, na verdade tem força rank 3. Se tem uma skill = 5 (na verdade tem rank 5)
Como são usadas:
Aqui é só pra para fazer um a aprte além do que todos sabem. Você testa uma skill rolando um D20 e somando o valor total dela (rank da skill + bonus de rank da habilidade) e ganhou ou perde bonus situacionais. Até aqui todos sabem, mas então entram a circunstância assumida.
O que é circunstância: é toda situação que ajuda ou atrapalha o jogador. Por exemplo se ele tenta escalar uma corda, ele tem DC (classe de dificuldade) 10. Mas a circunstancia é que a corda está escorregadia por conta de suor, então ele tem uma dificuldade de +5.
Usar ferramentas, por exemplo, é uma circunstância favorável.
Fato é que cada skill tem seus funcionamentos. Quando você escala, nada, por exemplo, você sempre divide seu movimento pela metade.
Circunstância assumida:
O personagem pode assumir ums circunstância, elevando sua CD para realizá-la. Algumas vezes isso simplesmente anula em efeito negativo de se executar a skill. Vamos a um exemplo. Quando você está nadando, você está automaticamente vulnerável (uma condição que diz que vc está usando apenas metade de todas as defesas). Mas vamos supor que você deseja nadar sem perder isso. Você assume essa circunstância e ganha +5 na CD, desta forma consegue nadar sem ficar vulnerável, pois já previu isso antes, dificultando sua realização, mas atingindo objetivos pré-estabelecidos.
Quando vc faz uma acrobacia distante, você automaticamente pousará "proned" ou ajoelhado, abaixado. Assumindo essa circunstância e adotando +5 na DC, vc pode tentar cair em pé.
O que são e como são usadas (ações marcadas com um * só podem ser executadas por personag. treinados [com rank comprado] na skill:
Acrobatics: (AGI) Usado para mover o corpo deliberadamente.
- Executar Stunts, manobras arriscadas, Equilibrio, erguer-se instantaneamente*, fazer acrobacias*.
Athletics: (STR) Usado para executar tarefas atléticas em geral.
- Escalar, Saltar, Correr além do normal, Nadar
Close Combat: (FGT) treinamento em um tipo de ataque (ou arma)
Vc deve comprar uma nova skill de Close Combat com seus próprios ranks para cada tipo de arma ou combate.
Deception: (PRE) Dissimulação
Blefar, Disfarçar-se, Fingir, Insinuação
Expertise: (INT) Conhecimento, ou treinamento especial em alguma especialização.
Exemplos: Arte, Negocios, Ofício manual, Cozinhar, Criminalistica, História, Dança, Jornalismo, Leis, Burocracia, Medicina, Militarismo, Filosofia, Política, Cultura Geral, Psiquiatria, Manha de rua, Teologia (deste mundo claro )
Insigth: (AWE) Intuição, percepção íntima, bom senso
Detectar Ilusões, Detectar Influências externas, avaliar, Perceber segredos e códigos, resistir a influencia(deception)
Intimidation: (PRE) Oferecer ameaça, demonstrar força.
Coagir, Intimidar, Desmoralizar, Inquirir
Investigation: (INT) Procurar e estudar provas e detalhes
Buscar, Recolher Evidências, Analizar Evidência, Recolher Informação, Vigiar
Perception: (AWE) Percepção visual e reflexo no campo de visão
Ouvir, Ver, Notar coisas, notar objetos(ou pessoas) escondidos, encontrar detalhes.
Persuasion: (PRE) Etiqueta e manipulação social
Falar em público, demonstrar intenção (sem blefar), Mudar atitude do interlocutor ou platéia.
Ranged Combat: (DEX) Como Closed Combat, mas para ataques e armas de alcance.
Sleight of Hands: (DEX) Dextreza manual, rapidez de movimentos e capacidade de movimentação corporal
Esconder objeto, Contorcionismo, Escapismo, Pretidigitação, Roubar(pick poket)
Stealth: (AGL) esconder-se, mover-se silenciosamente
Esconder, Perseguir (sorrateiro), Esgueirar-se, Fazer Silêncio
Technology: (INT) Capacidade de se relacionar com Tecnologias novas e antigas e vindouras
Operar*, Construir* (precisa de Expertise*), Consertar*, Inventar*, Segurança* , Desarmar*
Treatment: (INT) Tratar ferimentos, doenças e machucados
Diagnosticar*, Providenciar cuidados, Reviver (não é ressucitar)*, Estabilizar*, Tratar
Vehicles: (DEX) Capacidade de se relacionar com mecanismo de direção e transporte.
Dirigir*, Pilotar*, manobrar*, efeutar ações com veículos*.
Se Habilidades são os talentos naturais, Skills são os treinamentos e estudos que o personagem fez.
Apesar dos talentos ajudarem a cumprir os objetivos (em regras toda skill soma o bonus da habilidade base), as skill são mais volúveis - eoluem mais rapidamente e são mais baratas.
O que é Treinar?
Uma skill treinada é qualquer skill onde você investe 1 ponto (pontos ganhos com bonus de habilidade não contam)
Treinar uma skill significa que você sabe algo a mais além do talento natural. Por exemplo: alguém tentando escalar sem treinamento recebe uma dificuldade maior, pois não conhece as técnicas e equipamentos necessários, etc etc.
Valores:
Quanto mais você investe na skill, mais capaz é naquela perícia. Alguns valores ajudam a determinar suas capacidades. Esses valores foram calculados em cima do teste rotineiro (ou Take 10 ou Routine Check) onde você soma 10 à perícia em questão. Vamos aos valores:
1-4 (rotina de 11 a 14) - Curioso, autodidata, interesse leve
5-9 (rotina de 15 a 19) - profissional da área
10 - 14 (rot de 20 a 24) - Especialista no assunto
15 - 19 (rot de 25 a 29) - Referência mundial no assunto
NOvamente até aqui se encaixam os últimos limites humanos. A partir daqui o personagem precisa de grandes justificativas para possuir.
20 - 24 - Seus conhecimentos e capacidades ultrapassam os limites humanos e tecnologias, são alienigenas, robóticos (eletrônicos)
25 - 29 - Seus conhecimentos e capacidades beiram à realidade cósmica, você é um semi-deus, uma entidade ou algo do tipo
30 - Unanimidade absoluta na questão. Você pode realizar coisas impossíveis aos olhos de todos. Um deus.
Reparem que, apesar da percepção das pessoas terem visto algo extraordinário, até o nivel 19 tudo é cientifica, social, humanamente explicável. A partir do nível 20 as skills funcionam quase como um "poder". E não existe explicação humana. Pode, sim existir explicação em conhecimentos mais profundos, como magia, tecnologia alienígena, poderes meta-humanos. Um bom exemplo é o Disguise do personagem do Beto. Não é explicável como ele pode fazer aquilo, mas ele faz, consegue se transformar em outro indivíduo para se disfarçar.
Como comprar:
Cada PP te á direito a 2(dois) ranks (que você pode distribuir como quiser). Ranks, como já disse são as unidades de medida de M&M.
Se vc tem STR 3, na verdade tem força rank 3. Se tem uma skill = 5 (na verdade tem rank 5)
Como são usadas:
Aqui é só pra para fazer um a aprte além do que todos sabem. Você testa uma skill rolando um D20 e somando o valor total dela (rank da skill + bonus de rank da habilidade) e ganhou ou perde bonus situacionais. Até aqui todos sabem, mas então entram a circunstância assumida.
O que é circunstância: é toda situação que ajuda ou atrapalha o jogador. Por exemplo se ele tenta escalar uma corda, ele tem DC (classe de dificuldade) 10. Mas a circunstancia é que a corda está escorregadia por conta de suor, então ele tem uma dificuldade de +5.
Usar ferramentas, por exemplo, é uma circunstância favorável.
Fato é que cada skill tem seus funcionamentos. Quando você escala, nada, por exemplo, você sempre divide seu movimento pela metade.
Circunstância assumida:
O personagem pode assumir ums circunstância, elevando sua CD para realizá-la. Algumas vezes isso simplesmente anula em efeito negativo de se executar a skill. Vamos a um exemplo. Quando você está nadando, você está automaticamente vulnerável (uma condição que diz que vc está usando apenas metade de todas as defesas). Mas vamos supor que você deseja nadar sem perder isso. Você assume essa circunstância e ganha +5 na CD, desta forma consegue nadar sem ficar vulnerável, pois já previu isso antes, dificultando sua realização, mas atingindo objetivos pré-estabelecidos.
Quando vc faz uma acrobacia distante, você automaticamente pousará "proned" ou ajoelhado, abaixado. Assumindo essa circunstância e adotando +5 na DC, vc pode tentar cair em pé.
O que são e como são usadas (ações marcadas com um * só podem ser executadas por personag. treinados [com rank comprado] na skill:
Acrobatics: (AGI) Usado para mover o corpo deliberadamente.
- Executar Stunts, manobras arriscadas, Equilibrio, erguer-se instantaneamente*, fazer acrobacias*.
Athletics: (STR) Usado para executar tarefas atléticas em geral.
- Escalar, Saltar, Correr além do normal, Nadar
Close Combat: (FGT) treinamento em um tipo de ataque (ou arma)
Vc deve comprar uma nova skill de Close Combat com seus próprios ranks para cada tipo de arma ou combate.
Deception: (PRE) Dissimulação
Blefar, Disfarçar-se, Fingir, Insinuação
Expertise: (INT) Conhecimento, ou treinamento especial em alguma especialização.
Exemplos: Arte, Negocios, Ofício manual, Cozinhar, Criminalistica, História, Dança, Jornalismo, Leis, Burocracia, Medicina, Militarismo, Filosofia, Política, Cultura Geral, Psiquiatria, Manha de rua, Teologia (deste mundo claro )
Insigth: (AWE) Intuição, percepção íntima, bom senso
Detectar Ilusões, Detectar Influências externas, avaliar, Perceber segredos e códigos, resistir a influencia(deception)
Intimidation: (PRE) Oferecer ameaça, demonstrar força.
Coagir, Intimidar, Desmoralizar, Inquirir
Investigation: (INT) Procurar e estudar provas e detalhes
Buscar, Recolher Evidências, Analizar Evidência, Recolher Informação, Vigiar
Perception: (AWE) Percepção visual e reflexo no campo de visão
Ouvir, Ver, Notar coisas, notar objetos(ou pessoas) escondidos, encontrar detalhes.
Persuasion: (PRE) Etiqueta e manipulação social
Falar em público, demonstrar intenção (sem blefar), Mudar atitude do interlocutor ou platéia.
Ranged Combat: (DEX) Como Closed Combat, mas para ataques e armas de alcance.
Sleight of Hands: (DEX) Dextreza manual, rapidez de movimentos e capacidade de movimentação corporal
Esconder objeto, Contorcionismo, Escapismo, Pretidigitação, Roubar(pick poket)
Stealth: (AGL) esconder-se, mover-se silenciosamente
Esconder, Perseguir (sorrateiro), Esgueirar-se, Fazer Silêncio
Technology: (INT) Capacidade de se relacionar com Tecnologias novas e antigas e vindouras
Operar*, Construir* (precisa de Expertise*), Consertar*, Inventar*, Segurança* , Desarmar*
Treatment: (INT) Tratar ferimentos, doenças e machucados
Diagnosticar*, Providenciar cuidados, Reviver (não é ressucitar)*, Estabilizar*, Tratar
Vehicles: (DEX) Capacidade de se relacionar com mecanismo de direção e transporte.
Dirigir*, Pilotar*, manobrar*, efeutar ações com veículos*.
Última edição por Dreamer em Qua Mar 23, 2011 1:13 pm, editado 1 vez(es)
Dreamer- Mensagens : 293
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Localização : Campo Grande - Rio de Janeiro
Quick Draw - Gabriel
Acrobatics: (4) + 3 = 7
Atlhetics : (0) + 5 = 5
Close Combat [espadas ou facas]: (4) + 4 = 8
Deception: (2) + 3 = 5
Expertise [leis] : (0) + 5 = 5
Insight: (3)
Intimidation: (2)
Investigation : (0) + 5 = 5
Perception: (3) + 3 = 6
Persuasion: (2)
Ranged Combat [ arremesso]: (2) + 6 = 8
Sleigth of Hands: (2)
Stealth: (4) + 2 = 6
Technology: (0)
Threatment: (0)
Vehicles: (2)
Total de pontos: 36
Totla gasto: 18
Atlhetics : (0) + 5 = 5
Close Combat [espadas ou facas]: (4) + 4 = 8
Deception: (2) + 3 = 5
Expertise [leis] : (0) + 5 = 5
Insight: (3)
Intimidation: (2)
Investigation : (0) + 5 = 5
Perception: (3) + 3 = 6
Persuasion: (2)
Ranged Combat [ arremesso]: (2) + 6 = 8
Sleigth of Hands: (2)
Stealth: (4) + 2 = 6
Technology: (0)
Threatment: (0)
Vehicles: (2)
Total de pontos: 36
Totla gasto: 18
Dreamer- Mensagens : 293
Data de inscrição : 26/03/2010
Idade : 48
Localização : Campo Grande - Rio de Janeiro
Re: Personagens - Etapa 03 - Perícias (Skills)
Acrobatics: (2)
Atlhetics : (0)
Close Combat [unarmed]: (1) + 7 = 8
Deception: (4) + 1 = 5
Expertise [arcane lore] : (6) + 2 = 8
Insight: (4) +4 =8
Intimidation: (4)
Investigation : (6) + 1 = 7
Perception: (4) + 1 = 5
Persuasion: (4) + 1 = 5
Ranged Combat [ arremesso]: (2) + 6 = 8
Sleigth of Hands: (2) + 6 = 8
Stealth: (2)
Technology: (6)
Threatment: (6)+1=7
Vehicles: (2)
Atlhetics : (0)
Close Combat [unarmed]: (1) + 7 = 8
Deception: (4) + 1 = 5
Expertise [arcane lore] : (6) + 2 = 8
Insight: (4) +4 =8
Intimidation: (4)
Investigation : (6) + 1 = 7
Perception: (4) + 1 = 5
Persuasion: (4) + 1 = 5
Ranged Combat [ arremesso]: (2) + 6 = 8
Sleigth of Hands: (2) + 6 = 8
Stealth: (2)
Technology: (6)
Threatment: (6)+1=7
Vehicles: (2)
Edvan- Mensagens : 125
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Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro
Re: Personagens - Etapa 03 - Perícias (Skills)
Acrobatics: 8
Athletics: 2
Close Combat: 6
Deception: 8
Expertise: (INT) 6 (ator)
Insigth: 6
Intimidation: 6
Investigation: 2
Perception:4
Persuasion: 8
Ranged Combat: 6
Sleight of Hands:
Stealth: 2
Technology: 2
Treatment:
Vehicles: 2
PP 34
[edit]
Athletics: 2
Close Combat: 6
Deception: 8
Expertise: (INT) 6 (ator)
Insigth: 6
Intimidation: 6
Investigation: 2
Perception:4
Persuasion: 8
Ranged Combat: 6
Sleight of Hands:
Stealth: 2
Technology: 2
Treatment:
Vehicles: 2
PP 34
[edit]
Re: Personagens - Etapa 03 - Perícias (Skills)
Acrobatics: (0/2)
Atlhetics : (0/12)
Close Combat [unarmed]: (0/4) + 5 = 5/9
Deception: (1)
Expertise [mecatronica]: (6) + 4 = 10
Insight: (3) + 4 = 7
Intimidation: (6)
Investigation : (3)
Perception: (3) + 2 = 5
Persuasion: (1)
Ranged Combat [rajada]: (4) + 4 = 8
Sleigth of Hands: (4)
Stealth: (0/2)
Technology: (6) + 4 = 10
Threatment: (6)
Vehicles [moto]: (4) + 5 = 9
Total de pontos: 29
Total pp gasto: 14
Atlhetics : (0/12)
Close Combat [unarmed]: (0/4) + 5 = 5/9
Deception: (1)
Expertise [mecatronica]: (6) + 4 = 10
Insight: (3) + 4 = 7
Intimidation: (6)
Investigation : (3)
Perception: (3) + 2 = 5
Persuasion: (1)
Ranged Combat [rajada]: (4) + 4 = 8
Sleigth of Hands: (4)
Stealth: (0/2)
Technology: (6) + 4 = 10
Threatment: (6)
Vehicles [moto]: (4) + 5 = 9
Total de pontos: 29
Total pp gasto: 14
Gallahad- Mensagens : 34
Data de inscrição : 17/05/2010
Idade : 35
Localização : Rio de Janeiro
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