Taverna Secreta
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

6 - Evoluindo atributos e Atitudes / +capacidades e especialidades

Ir para baixo

6 - Evoluindo atributos e Atitudes / +capacidades e especialidades Empty 6 - Evoluindo atributos e Atitudes / +capacidades e especialidades

Mensagem  Dreamer Sáb Nov 13, 2010 8:26 pm

Já sabemos que capacidade é algo que este personagem é capaz de fazer e para isso precisou estudar, treinar ou mesmo possui um talento nato ou dom especial.
Já sabemos que especialidade é uma maneira especial que o personagem tem de fazer as coisas, ou uma certa facilidade com um tipo de ação, tarefa, movimento, objeto ou elemento.

Quando o personagem ganha pontos, seja na criação ou subindo de nível, ele pode distribui-los da seguinte forma.

Ao subir de nível o personagem ganha 2x nivel 3 pontos + 2 por cada ciclo em pontos de evolução.
cada ciclo é composto de 5 níveis.
Do nivel 1 ao 5 o personagem ganha 3 pontos
DO nivel 6-10 ganha 5
do 11-15 - ganha 7
e assim por diante.

Atitude - cada dado extra (conquistado ao evoluir atitute em um ponto) custa 5 pontos de evolução X o valor desejado
Atributo - cada ponto extra custa 2 pontos de evolução X o valor desejado

Capacidade - Cada ponto de capacidade custa 2 pontos de evolução X o valor
Especialidade - Custa 1 ponto de evolução X o valor.

Exemplo
Um personagem acabou de subir de nível, do 1 para o 2, ganha 4 pontos de evolução
Ele quer melhorar seu Intelecto, atualmente 1.
para elevar o atributo para 2, ele gastaria duas vezes 2 (sendo 2 o valor paara onde o atributo vai). no caso, gastaria seus 4 pontos de evolução.

Outro personagem acabou de subir do nivel 4 para o 5, ganhando 10 pontos de evolução
com esses 10 pontos, ele pode, por exemplo
Subir uma atitude de 1 para 2 pontos, gastando 10 pontos no processo.
Ou subir uma capacidade de 2 para 3 pontos (6 de custo) e ainda subir um atributo de 1 para 2 pontos.


Mas existe outra forma de evoluir, através da cadeia de evolução
cada ponto de atributo ganho (independente de quantos pontos de evolução se gasta), dá ao personagem 1 ponto de especialidade (este ponto tem valor de 1 independente de quanto vai subir, não o custo de 1x o valor, é um ponto para gastar ali, sem calculo)
cada ponto de atitude ganho (idem) dá ao personagem 1 ponto de capacidade.
Esses pontos só podem ser gastos em capacidades e especialidades referentes ao atributo e atitude que os forneceu.
Se o personagem ganha 1 ponto de concentração, o ponto de capacidade extra só pode ser gasto em CONHECIMENTOS
Se ele ganha 1 de Habilidade só pode ser gasto em HABILIDADES
Se ele ganha o ponto subindo Impulso, deve gastá-lo em VANTAGENS

Da mesma forma 1 ponto ganha por ter subido FORÇA, não pode dar especialidade de manipular objetos pequenos (pois isso é uma especialidade de perícia). Ganhando 1 ponto ao subir resistencia, ele pode comprar esforço longo, carga, sustentar. mas não leitura, manha, lábia, percepção, pois são de Pericia e Carisma.

Por último:
Capacidades tem uma pontuação máxima de 3 dados
Especialidades tem uma pontuação máxima de 3 pontos

Atributos tem uma pontuação máxima de 4 pontos
Atitudes idem.

Quando um personagem atinge atributo 4 (significando que ele tem +4 nas rolagens) precisa tomar uma decisão.
Gastar 10 pontos, que subiria o atributo a 5, mas em vez disso seu atributo é zerado. Isso se chama, atingir a maestria num atributo
em contrapartida, ele recebe automaticamente 1 dado (1 ponto) na atitude relativa ao aributo
recebe 2 pontos de especilidades e 2 de Capacidade OU uma NOVA capacidade gratuita.
Um atributo no qual se atingiu maestria, deve ser demarcado, pois suas especialidades agora podem ir até 5 pontos.
além disso ele tem o direito de rerolar o pior dado nos testes que envolvam um atritubo mestre.

CALCULOS FINAIS
Ganho por nivel:
2 - 4 pts
3 - 6pts
5 - 10 pts
8 - 16 pts
10 - 20 pontos


Gastos
Para subir atributo:
1 - 2 pts
2 - 4 pts
3 - 6 pts
4 - 8 pts
5 - 10Pts - MAESTRIA
Capacidades estram neste custo tb

Para subir uma especialidade
1 - 1pt
2 - 2pts
3 - 3pts
4 - 4pts - apenas sob atrubuto mestre
5 - 5pts - apenas sob atributo mestre

Para subir uma atitude
1 - 5pts
2 - 10pts
3 - 15pts
4 - 20pts
5 - 25pts

NÃO é possivel evolui direto para determinado ponto da tabela, cada evolução precisa passar por todas as etapas dos pontos

para subir um atributo do 1 ao 3, precisa-se antes subí-lo para o 2, acumulando todos os custos pertinentes.
Dreamer
Dreamer

Mensagens : 293
Data de inscrição : 26/03/2010
Idade : 47
Localização : Campo Grande - Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos