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5 - origem e tipo do DANO

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Mensagem  Dreamer Sex Nov 12, 2010 3:04 pm

Todo dano terá uma origem e alguns terão um tipo. Quando o tipo não for especificado, ele será do tipo básico daquela origem

Origem: Física, Mística, Espiritual

A origem define de "onde" vem o dano e que tipo de poder, golpe, magia ou ataque foi executado para que aquele dano acontecesse.
Um dano de origem física, porvém de golpes, socos, chutes, pontapés, quedas, impacto, armas e empurrões.
Um dano de origem mística provém de magia, elementos como fogo, terra, agua e ar, eletricidade
Um dano de origem espiritual provém de fontes mentais ou sobrenaturais

O tipo do dano define o objeto causador do dano.
Um dano de origem física pode ser:
de impacto*
de corte
de perfuração

Danos de origem Mística
Arcano*
Necromântico
Elétrico

Danos de Origem Espiritual
Psiquico*
moral
Mental

Alguns tipos de dano podem ser aplicados à várias origens e mesmo os danos de uma origem podem ser aplicados a outras de acordo com o desenrolar do jogo.

Por exemplo, danos:
de Fogo e de Gelo podem ser místicos ou físicos (depende da origem), uma fogueira causa dano físico de fogo, uma magia de bola de fogo causa dano Místico de fogo.

Exemplo de dano aplicado em origem diferente da listada:

ATAQUE DESMORALIZANTE
O atacante usa de sua movimentação precisa e acerta um golpe que causa pouco dano, mas deixa o oponente em situação constrangedora chamando atenção para sua manobra desmoralizante.
tipo:subterfúgio custo:1R (1 ponto de razão)
momento: Ataque
requerimento: O atacante precisa ser capaz de falar
alcance: corpo-a-corpo
ataque: ATAQUE contra VONTADE origem: fisica
resultado: o personagem causa +3 pontos de dano moral

No caso acima, o ladino atacante faz um ataque de origem física, mas o dano causado pelo ataque é do tipo MORAL.


CALCULANDO DANO E TIPAGEM

Quando um ataque ou efeito de jogo causa dano, o dano segue um tipo determinado. Quando nenhum tipo é declarado, o dano seguirá o tipo básico de sua origem, na lista acima, os tipos marcados com *.
Quando um tipo é declarado, TODO o dano daquele ataque, passa a ser do tipo em questão, mas isso não muda, NUNCA a origem do ataque, a não ser que esteja claramente especificado no poder ou regra do ataque.

Por exemplo.
Um ladino desarmado faz um ataque contra um goblin. Ele rola seu ataque contra a guarda e causaria dano de origem física (sem descrição, logo, de Impacto) - Ele chutou, socou, esmurrou o goblin de alguma forma. e causou, vamos supor 4 de dano de impacto de origem física
Se este guerreiro estivesse armado, a coisa mudaria, pois quase todas as armas induzem o dano para corte ou perfuração (ou até impacto no caso de porretes, clavas, maças etc). Por exemplo, se ele usa uma espada, os danos serão de corte. Então, vamos supor no caso acima, o Ladino estivesse portando uma espada. Ele causou 4 de dano fisico sem tipo (ou do tipo básico/impacto), a espada somaria +1d8 de corte.
No caso então, o dano TODO ELE, seria igual a 1d8 +4 de corte (de origem física)

VALE O ÚLTIMO TIPO

O ultimo tipo adicionado ao ataque altera toda a tipagem anterior. No caso acima, vamos supor ainda que além de estar armado usa o poder ATAQUE DESMORALIZANTE, ele causaria 1d8 + 4 + 3 de dano MORAL. Pois o poder alterou o dano completo.

DANO EXTRA

Algumas vezes o dano não é SOMADO ao total, mas é chamado de EXTRA. Dano extra é causado ao alvo, sim, mas de forma independente. Vamos ver um ritual de magia

ARMA INCANDESCENTE
O mago adiciona ao item o poder do fogo, fazendo com que a arma se torne brilhante e incandescente ao ataque.
tipo:ritual custo:1R + 1A [comprometido]* significa que o mago ficará SEM esses pontos no total enquanto durar o encantamento
momento: livre
requerimento: 20 minutos / arma de lâmina e cabo de madeira
resultado: Ao usar este item para atacar o atacante vai desferir um dano de fogo extra de origem mística igual a 1d6.

repare a palavra EXTRA. Ela indica que além de todo o dano causado pela arma + ataque + golpe + etc etc, o atacante vai causar um dano de fogo que apesar de ser calculado para ferir o oponente, não interfere nem é influenciado pelo TIPO do dano original.

Se, naquele exemplo de cima o ladino usasse uma arma com esse encantamento teria a seguinte configuração de dano
1d8 + 4 + 3 de dano Moral de origem Física e AlÉM DISSO, causará 1d6 de dano de fogo de origem mística que independe daquele.
Como isso afeta o jogo?
Se o oponente tiver resistencia a fogo, ele vai resistir a esses 1d6 de acordo com o valor de sua resistencia e receber o restante do dano (ou resistir a ele independentememnte).

MULTIPLOS TIPOS

Algumas vezes um efeito, poder, habilidade, magia etc etc podem adicionar um tipo de dano SEM influenciar o dano já tipificado.
por exemplo:

GOLPE FANTASMA
O atacante concentra sua energia espiritual amentando a força de seu ataque.
tipo:dom custo:1A (1 ponto de ânimo)
momento: pré-Ataque
alcance: pessoal
resultado: o próximo ataque do personagem causará dano do tipo psíquico em adição ao tipo do próprio ataque.

No caso de golpe fantasma o ataque final seria do tipo comum. Vamos supor um ataque armado de espada... vamos usar o ataque do ladino ara este paladino... basta incluir o PA na frente ae.
Ele causaria 1d8 + 4 de dano fisico de corte e psiquico
quando o dano é multi-tipos, Ou quando o ataque tam multiplos tipos, significa que o defensor precisa ser capaz de resistir a TODOS os tipos deste dano ou ele não será capaz de resistir ao dano de forma alguma, pois ainda que seja um monge e resista ao corte, o dano moral é igual à totalidade do dano.
Isso nao significa que o oponente recebe o dano DOBRADO, o dano não aumenta, apenas provêm de dois tipos diferentes.

DANO é sempre causado ao VIGOR do personagem. Não importa a sua origem. Em alguns casos o dano pode ser aplicado a outra energia, mas isso deve vir claramente especificado na descrição do ataque, golpe, bla bla bla.

DARDOS FANTASMA
O atacante libera energia espiritual conjurando projéteis que atravessam seu oponente, ferindo sua alma.
tipo:magia custo:2A / 1R (2 de ânimo 1 de razão)
momento: ataque
alcance: 10 metros
ataque: MIRA contra VONTADE origem:mística
resultado: o alvo atingido recebrá dano no ânimo de 1d4/1d6/1d8.
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