3 - Combate (Ataque básico)
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3 - Combate (Ataque básico)
os ataques básicos (sem uso de poderes e/ou habilidades especiais) funcionam da seguinte forma.
Ataques corpo a corpo
Rola-se ATAQUE (Habilidade + Força) contra GUARDA (Concentração + resistência)
Ataques à distancia e magias direcionadas
Rola-se MIRA (habilidade+pericia) contra ESQUIVA (concentração+intelecto)
Ataques de Magia e controle
Rola PODER (Habilidade +Carisma) contra VONTADE (concentração+sorte)
Alguns poderes e habilidades como GOLPES do guerreiro podem usar outra configuração.
Por exemplo:
AMEAÇA TERRÍVEL
O atacante ergue sua arma ameaçadoramente e com um urrar terível cresce à frente de seu oponente, assustando-o.
tipo: Golpe
momento: pré-ataque
alcance: corpo-a-corpo
ataque: ATAQUE contra VONTADE
resultado: O atacante empurra o alvo, afastando-o por 1m e pode fazer um novo ataque contra este ou outro alvo.
no Golpe acima, como o atacante não tenta ferir com sua arma, mas "simular" um ataque terrível, a defesa do alvo utilizada é a VONTADE e não à guarda como seria natural num golpe corpo-corpo.
Fora isso, existem duas formas de se alterar a configuração da defesa.
1. O defensor de um ataque corpo-a-corpo pode DECIDIR usar a ESQUIVA. Mas quando faz isso se arrisca pois a falha na esquiva impede a redução do dano.
2. O defensor de um ataque à distância pode DECIDIR usar sua GUARDA, mas entra no mesmo mérito acima.
RESOLUÇÃO DE ATAQUE E DANO
Vamos simular um ataque corporal.
Atacante - Guerreiro HAB (2) + FOR (1) / defensor - Ladino CON (1) + RES (1)
Rola-se ATAQUE (Habilidade + Força) contra GUARDA (Concentração + resistência)
atacante - rolou 6, 4 = 10 + 1 = 11 / defensor - rolou 8 + 1 = 9
O ataque foi bem sucedido, e o dano é calculado
Como é um ladino, este personagem possivelmnte tem uma esquiva melhor... Olha só, pior que tem:
Ladino CON (1) + INT (4). Ele pode no ato do ataque, decidir esquivar-se em vez de defender-se.
E rolaria 1 dado somando 4. Se por acaso rolasse o mesmo 8, teria 12 e conseguiria evitar todo o dano, porém, em caso de falha, não teria QUALQUER redutor de dano (verifiquem o post sobre DANO)
Ataques corpo a corpo
Rola-se ATAQUE (Habilidade + Força) contra GUARDA (Concentração + resistência)
Ataques à distancia e magias direcionadas
Rola-se MIRA (habilidade+pericia) contra ESQUIVA (concentração+intelecto)
Ataques de Magia e controle
Rola PODER (Habilidade +Carisma) contra VONTADE (concentração+sorte)
Alguns poderes e habilidades como GOLPES do guerreiro podem usar outra configuração.
Por exemplo:
AMEAÇA TERRÍVEL
O atacante ergue sua arma ameaçadoramente e com um urrar terível cresce à frente de seu oponente, assustando-o.
tipo: Golpe
momento: pré-ataque
alcance: corpo-a-corpo
ataque: ATAQUE contra VONTADE
resultado: O atacante empurra o alvo, afastando-o por 1m e pode fazer um novo ataque contra este ou outro alvo.
no Golpe acima, como o atacante não tenta ferir com sua arma, mas "simular" um ataque terrível, a defesa do alvo utilizada é a VONTADE e não à guarda como seria natural num golpe corpo-corpo.
Fora isso, existem duas formas de se alterar a configuração da defesa.
1. O defensor de um ataque corpo-a-corpo pode DECIDIR usar a ESQUIVA. Mas quando faz isso se arrisca pois a falha na esquiva impede a redução do dano.
2. O defensor de um ataque à distância pode DECIDIR usar sua GUARDA, mas entra no mesmo mérito acima.
RESOLUÇÃO DE ATAQUE E DANO
Vamos simular um ataque corporal.
Atacante - Guerreiro HAB (2) + FOR (1) / defensor - Ladino CON (1) + RES (1)
Rola-se ATAQUE (Habilidade + Força) contra GUARDA (Concentração + resistência)
atacante - rolou 6, 4 = 10 + 1 = 11 / defensor - rolou 8 + 1 = 9
O ataque foi bem sucedido, e o dano é calculado
Como é um ladino, este personagem possivelmnte tem uma esquiva melhor... Olha só, pior que tem:
Ladino CON (1) + INT (4). Ele pode no ato do ataque, decidir esquivar-se em vez de defender-se.
E rolaria 1 dado somando 4. Se por acaso rolasse o mesmo 8, teria 12 e conseguiria evitar todo o dano, porém, em caso de falha, não teria QUALQUER redutor de dano (verifiquem o post sobre DANO)
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