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Veritas - Os limites intransponíveis

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Mensagem  Dreamer Ter Nov 02, 2010 3:09 pm

3 verdades governam os limites dos poderes dos Filiolus

Veritas primae - libera (o lívre arbitrio)

Por mais que se esforce e consuma sua essência, um filiolus jamais conseguirá obrigar um ser humano a agir contra sua vontade. O deus pode, sim, influnciá-lo, atiçar emoções, aflorar sentimentos, mas no consegue controlar a mente ou obrigar um humano a agir de alguma maneira. A decisão humana é soberana e incontrolável.

Um filiolus pode sussurrar em seus ouvidos "direita" em uma perseguição de automóveis, mas quem vai efetivamente decidir acatar a decisão o humano que a tomará.
Os humanos e criaturas e criações humanas não estão sob o fardo de Vertitas Secondi.

Veritas secondi - Vitae (a vida e a morte)
Um filiolus nunca pode influir na vida e na morte de um ser humano, quando esta é direcionada pelos atos do indivíduo.
Um filiolus não pode curar uma doença terminal, nem infligí-la, mas pode infligir uma doença curável e curar problemas e doenças que não levariam o indivíduo à morte. Ele não consegue tomar ações ou manipular a relidade de maneiras que cuminem diretamente na morte de um indivíduo.
Da mesma forma, um filiolus não consegue gerar vida, seja ela qual for.
Os humanos e criaturas e criações humanas não estão sob o fardo de Vertitas Secondi.

Veritas tertia - Tempore (o ciclo sem fim)
Não existe ainda maneira de alterar o fluxo do tempo. Um filiolus pode alterar os efeitos do tempo como fazer algo apodrecer, oxidar, restaurar a deterioração, recuperar feições enrugadas, desfazer uma explosão, recuperando a matéria do que foi destruído. Mas, um filiolus não pode parar, fazer voltar nem adiantar o tempo. Não há essência que o permita fazê-lo.
Não há criatura, ser ou entidade conhecida, exceto Omnia e talvez Singulis que esteja acima do fardo de Veritas Tertia
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Veritas - Os limites intransponíveis Empty Re: Veritas - Os limites intransponíveis

Mensagem  Luke Qua Nov 03, 2010 4:42 pm

1 - Eu já te falei a minha opnião de livre arbítrio
Pra mim, os anjos são feitos com uma programação, então eles seguem um conceito e regras e não podem fugir disso
Um humano não é feito assim, ele é feito sem uma programação e tem potencial tanto pro bem quanto pro mal
Vc colocar essa imposição já tira muitas possibilidades de plot, já que o bacana é vc ter um vilão que quer corromper a humanidade, usando seus poderes para tal, mah bom, minha opnião

2 - De novo eu discordo, eu acho que um deus poderia sim matar um humano, mas pra isso ele deveria ter que pagar um preço caro, afinal, não é qualquer deus que vai matar um humano e assim ficar vulnerável pra ser destruído por outro deus ou criatura

3 - O tempo eu tbm acho que deveria poder ser mudado ao custo de essencia, isso também é coisa que gera plots interessantes

Pq assim, essas regras vc pensou pelo lado dos jogadores, eu tô vendo mais pelo lado dos vilões mesmo, pq esse negócio de vc falar "Ah não, os deuses aqui são sempre bonzinhos, os vilões são aqueles lá" é outra coisa muito sem graça

Luke

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Mensagem  Edvan Qua Nov 03, 2010 6:22 pm

Eu moldaria da seguinte forma.
3 Leis governam os limites dos poderes dos Filiolus, regras essas que se quebradas possuem um preço alto a ser pago pela entropia.

Veritas primae - libera (o lívre arbitrio)
Por mais que se esforce e consuma sua essência, um filiolus jamais deverá obrigar um ser humano a agir contra sua vontade. O deus pode, sim, influnciá-lo, atiçar emoções, aflorar sentimentos, mas não deve controlar a mente ou obrigar um humano a agir de alguma maneira. A decisão humana deve ser soberana e incontrolável.
Um filiolus pode sussurrar em seus ouvidos "direita" em uma perseguição de automóveis, mas quem vai efetivamente decidir acatar a decisão o humano que a tomará.
QUEBRA da Veritas primae - seu um Filiolus for poderoso o bastante para desafiar a entropia a ponto de quebrar a primiera lei, um dado entrópico é adicionado a todos os lances de magia pelo controle contra a vontade do ser humano. Ao se controlar um ser humano perde-se permanentemente um ponto de essência por ordem ou comando + o seu custo normal. (É adicionado um efeito entrópico, quebra da veritas primae + 1 dado entropico de efeito, anulado com um resultado 6 em um dado de maestria em mente)
Os humanos e criaturas e criações humanas não estão sob o fardo de Vertitas Secondi.

Veritas secondi - Vitae (a vida e a morte)
Um humano poder ter 3 forma de espírito: espírito livre, espírito guiado e espírito perdido.
Um espírito livre é um humano que não está ligado a nenhuma entidade ou deus.
Um espírito guiado, é um humano que segue um deus ou entidade.
um espírito perdido, é um humano que perdeu seu espírito seja por meio de contratos ou favores.
Um filiolus nunca deve influir na vida e na morte de um ser humano, quando esta é direcionada pelos atos do indivíduo.
Um filiolus não deve curar uma doença terminal, nem infligí-la, mas pode infligir uma doença curável e curar problemas e doenças que não levariam o indivíduo à morte. Ele não deve tomar ações ou manipular a relidade de maneiras que cuminem diretamente na morte de um indivíduo.
Da mesma forma, um filiolus não deve gerar vida, seja ela qual for.
QUEBRA da Veritas secondi - Porém se um filiolus for poderoso o bastante e louco o suficiente para tentar. Ele se arriscará tentando, pois o resultado pode ser incerto.Se o humano alvo for um de um espírito livre a quebra é somente o efeito. Se o humano for um de espírito perdido o filiolus deverá cumprir o contrato/favor(poderá ficar devendo no lugar do humano)+ os efeitos da quebra. Se o espírito for guiado, o filiolus perderá todos os seus pontos de essência e cairá em sono, e a entropia se encarrega de anular o efeito sobre o humano. Efeito (É adicionado um efeito entrópico, quebra da veritas secondi + 1 dado entropico de efeito, anulado com um resultado 6 em um dado de maestria em destruir ou criar)perde-se os pontos permanentes de essência na razão de um para um ao pontos de constituição do humano morto ou criado.
Os humanos e criaturas e criações humanas não estão sob o fardo de Vertitas Secondi.

Veritas tertia - Tempore (o ciclo sem fim)
Não existe ainda maneira de alterar o fluxo do tempo, apenas pará-lo. Um filiolus pode alterar os efeitos do tempo como fazer algo apodrecer, oxidar, restaurar a deterioração, recuperar feições enrugadas, desfazer uma explosão, recuperando a matéria do que foi destruído. Mas, um filiolus não deve parar o tempo. Adiantar o tempo é impossível por não saber como a realidade se tecerá, o Filiolus que arriscar adiantar o tempo pode ser perder em uma realidade paralela que não deveria ser real e se perder na existência. O mesmo se aplica para o passado retornar ao passado e alterar algo que já ocorreu não surte efeito pois a entropia se encarrega de alterar novamente o presente de forma que as reações sejam idênticas aos efeitos modificados. Um filiolus jamais deve parar o tempo e se utilizar disso para modificar o ambiente paralisado.
QUEBRA da Veritas tertia - Porém se um filiolus for poderoso o bastante e louco o suficiente para parar o tempo. Ele poderá alterar o presente de forma a não se perder na existência e de não invocar os efeitos reparadores da entropia. Porém a entropia irá empurrar o tempo para o seu curso normal e isso será perigoso para o filiolus. O ato de paralizar o tempo adiciona um dado entropico de efeito a todos os lances de magia, e as ações precisam ser realizadas dentro do periodo de tempo paralizado o que implica em qualquer ação com o tempo paralizado sendo efeito sobre efeito e/ou ação consecutiva. Por cada segundo que o tempo permanece paralizado e gasto permanentemente 1 pt de essência+o seu custo normal. (É adicionado um efeito entrópico, quebra da veritas tertia + 1 dado entropico de efeito, anulado com um resultado 6 em um dado de maestria em realidade)
Não há criatura, ser ou entidade conhecida, exceto Omnia e talvez Singulis que esteja acima do fardo de Veritas Tertia

PS: os efeitos de entropia das regras/leis são acumulativos ou seja a qt de dados e seus resultado sao escalado por tentativas de quebra da regras/leis.
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